Sustentabilidade

Negócios

Criar oportunidades, minimizar impactos e gerir recursos de forma sustentável.

As Empresas Randon são pioneiras na criação de programas que visam contribuir para a sustentabilidade de nosso planeta, com atitudes que priorizam o bem estar de nossos funcionários e uma relação séria e transparente com os nossos acionistas, clientes, fornecedores e a comunidade. É notável que o desenvolvimento das Empresas Randon contribui diretamente para crescimento econômico das comunidades onde estão inseridas, além disso, para se manterem economicamente viáveis, as Empresas Randon investem em tecnologias que garantem não só a qualidade e segurança de seus produtos e processos. São inúmeras inovações não quais destacam-se a pintura DuraTech® e a Castertech.

Castertech

A Castertech Fundição e Tecnologia, constituída em setembro de 2006, é a mais nova empresa da Randon e foi criada para aumentar a integração da cadeia de suprimentos do grupo. Localizada em uma área de 7,3 hectares, com 12 mil metros quadrados construídos, junto ao complexo de Empresas Randon, na cidade de Caxias do Sul, RS, iniciou a sua produção com a capacidade de 30 mil toneladas/ano de peças de ferro fundido nodular. Dos R$ 117 milhões investidos para colocar a Castertech em operação, R$ 22 milhões foram aplicados em sistemas de proteção ao meio ambiente.

Da linha de produção da fundição saem peças leves e pesadas de cinco diferentes famílias de produtos que são fundidas dentro de um processo de absoluto zelo ambiental.

Partilhando da política de sustentabilidade das Empresas Randon, que conta com as principais certificações nacionais e internacionais de meio ambiente, a fundição dá a adequada destinação aos resíduos sólidos em aterros licenciados ambientalmente e efluentes dentro da Estação de Tratamento de Efluentes do Complexo Randon.

Castertech

Sistema de Pintura DuraTech®

O processo de pintura da Tecnologia DuraTech, implantado no ano em que a Randon completou 60 anos, marcou sua trajetória de inovações. A pintura DuraTech® é executada por um moderno e automatizado processo que consiste no pré-tratamento e na preparação das superfícies dos produtos e peças para posteriormente receberem o e-coat (fundo) e a camada de acabamento (top coat), mesmo padrão de qualidade utilizada em automóveis e em cabinas de caminhões.

As pinturas E-coat e Top-coat representam os melhores processos existentes no mundo, com um aproveitamento de 98% da tinta usada e emissão de solventes inferior a 2%, esses resíduos são reciclados no próprio sistema e geram significativa redução de impactos ambientais.

Arte