Sala de Imprensa

25
JUN
Categoria
Empresas Randon

Instituto Elisabetha Randon completa 15 anos dia 26 de junho

 

Fundado em 2003, o Instituto Elisabetha Randon (IER), que nasceu como uma Organização da Sociedade Civil com Interesse Público – OSCIP, completa 15 anos em 26 de junho, tendo beneficiado milhares de pessoas e a comunidade por meio de iniciativas voltadas à promoção da cidadania e do desenvolvimento social. Tratam-se de ações direcionadas à educação, à cultura, à assistência social e ao estímulo à prática do voluntariado, através de programas como o Florescer, Florescer Iniciação Profissional, Vida Sempre, Ser Voluntário, Rede Parceria Social e Memorial Randon. 
A data já começa a ser comemorada nesta segunda-feira (18/06), em reunião-almoço na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul - CIC que abrirá espaço à manifestação da diretora-presidente do Instituto, Maurien Randon Barbosa, para exibição de um vídeo com as principais ações realizadas neste período. Também haverá, a convite da Diretoria de Desenvolvimento Social da CIC e do IER, uma palestra com o sociólogo e cientista social, Léo Voigt, que abordará o tema “O Investimento na comunidade compõe o capital social da empresa”.
Para Maurien Randon Barbosa, a trajetória do IER pode ser considerada vitoriosa por conta da determinação das Empresas Randon em manter os investimentos sociais, apesar das cíclicas crises econômicas que atingem as empresas, especialmente a mais recente e prolongada dos últimos três anos. “Por tudo isto, registro nossa gratidão especial aos funcionários e às empresas e instituições que contribuem de alguma forma para mantermos as iniciativas de responsabilidade social”, observa a diretora-presidente.
 
Programa Florescer – Idealizado pelo empresário Raul Anselmo Randon e uma das principais iniciativas de responsabilidade social do Instituto Elisabetha Randon (IER), o Programa Florescer completou 16 anos em março, alcançando nestes anos mais de 5.490 atendimentos aos beneficiários, nos dois núcleos em operação em Caxias do Sul (RS) – Randon e Fras-le - e também 5.160 atendimentos fora de Caxias, nas franquias sociais Florescer.
 
Florescer Iniciação Profissional – Concluída a formação no Florescer, os beneficiários ingressam no Programa Florescer Iniciação Profissional, que oferece cursos técnicos, em parceria com o SENAI, para formação no campo da iniciação profissional, e supre necessidades de qualificação técnica dos adolescentes de 15 a 16 anos.  Instituído em 2013, o Florescer IP já formou 544 jovens. 
Vida Sempre – Criado em 2010 para contribuir para a educação e segurança no trânsito, oferece informações educativas a motoristas e pedestres para um comportamento adequado e seguro através de palestras, jogos, teatro, dicas em meios de comunicação e material impresso. Em 2011, passou a promover teatro itinerante, já na 6ª edição, com apresentações na região Sul, a um público em torno de 400 mil espectadores que assistiram a peça. Em 2018, passou a oferecer, para motoristas de caminhão, curso de direção defensiva e economia de pneus, em parceria com o instrutor Roberto Branco.  
 
Ser Voluntário – Lançado em 2005, visa estimular a força de trabalho das Empresas Randon a desenvolver ações comunitárias, junto a escolas públicas.  Os voluntários prestam serviços de reforma e pintura predial, manutenção de computadores, corte de grama e outros, em quatro escolas públicas de Caxias do Sul, parceiras do Programa Florescer. Ao disponibilizarem seu tempo livre, os voluntários despertam novas habilidades e competências pessoais, além do sentimento de que, com pequenas ações, é possível fazer algo por um mundo melhor. Este programa beneficia em torno de 1000 estudantes/ano com suas ações.  
 
Rede Parceria Social – Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do RS, o IER disponibiliza recursos para entidades gaúchas que desenvolvem trabalhos com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na modalidade de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Desde 2009, o IER já beneficiou, através desta iniciativa, 73 instituições e 7.892 crianças e adolescentes.  
 
Memorial Randon – Criado para preservar e disseminar a história das Empresas Randon, é um espaço corporativo que reúne documentos históricos relacionados a todas as empresas que fazem parte da Companhia, onde recebem tratamento técnico necessário para sua guarda permanente. Atualmente, o acervo do Memorial Randon possui aproximadamente 35.000 documentos entre fotografias, relatórios, vídeos, memória oral, mídia digital, campanhas publicitárias, revistas, informativos, jornais e outras peças. Destes, 11.350 registros estão catalogados no banco de dados informatizado. Como subsídio teórico, o espaço conta com uma pequena biblioteca com obras relacionadas à história do transporte no Brasil e no mundo. Desde 2016 vem sendo oferecida, para alunos do curso de história da UCS, uma oficina de guarda e conservação de documentos de seu acervo.  
 
INSTITUTO ELISABETHA RANDON
VISÃO: Ser referência nacional em desenvolvimento social. 
MISSÃO: Promover o desenvolvimento social, através de suas ações e programas.
 
 
 
fróes, berlato associadas
Coordenação/Porto Alegre: Gladis Berlato: gladis@froesberlato.com.br (51-3388.6848)
    Em Caxias do Sul: Régis Vargas:  regis.vargas@randon.com.br (54-3239.4314)
                     Em São Paulo: Mecânica de Comunicação: meccanica@meccanica.com.br (11-3259.1719)

Buscar Notícias
Buttons/button_ok.jpg
O que são feeds?

Feed é um sistema também conhecido como RSS Feeds (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication).

Os feeds RSS são listas de atualização de conteúdo de um site, escritos com especificações baseadas em XML. Servem para que os internautas possam acompanhar o conteúdo publicado em um site sempre que este for atualizado.

Como usar:

O visitante/usuário de um site inclui o link dos arquivos feed desse site em um programa ou site leitor de feeds e passa então a receber as atualizações do site cujo arquivos de feed está assinando. Hoje já existem sites que funcionam como agregadores de feeds, mostrando as atualizações no próprio navegador, dispensando a instalações de softwares específicos para a assinatura de feeds.

Você pode acessar o link dos feeds da seção de Empresas Randon do Portal Randon aqui e inseri-lo no seu programa ou site leitor de feeds. Assim, você receberá o conteúdo da seção de notícias do portal sempre que ele for atualizado.

As últimas versões dos navegadores Internet Explorer e Firefox possuem leitor de feeds, o que permite a seus usuários utilizarem o próprio navegador para assinar feeds.

Softwares agregadores de feeds: FeedReader  |   FeedGhost  |   SharpReader

Sites que funcionando como agregadores de feeds: Bloglines  |   Blogtok  |   Google Reader  |   Netvibes