Empresas

Randon Divisão Implementos

Maior fabricante de reboques e semirreboques na América Latina e entre os maiores do mundo, a Randon S.A.- Divisão Implementos, há mais de 60 anos vem fabricando diferentes tipos de equipamentos entre semirreboques, reboques e carrocerias, nas modalidades graneleiros, carga seca, tanques, basculantes, silos, frigoríficos, canavieiros, florestais, siders e furgões, entre outros. A empresa já conta com mais de 300 mil unidades fabricadas, o que mostra a sua importância na história da expansão do transporte de cargas no País. Com participação expressiva também no segmento ferroviário de carga, a Randon fabrica vagões dos tipos hopper, gôndola, tanque, carga geral e plataforma, entre outros.

Implementos              

Além da sede, em Caxias do Sul (RS), a empresa tem unidades industriais em Guarulhos (SP) e na cidade de Rosário, Província de Santa Fé, na Argentina, num sistema de complementação de linhas de produção com total sinergia entre todas as unidades, de modo a atender todos os mercados. No Brasil, o atendimento é realizado através de uma sólida Rede de Distribuidores que está estrategicamente localizada em mais de 70 pontos do país. No mercado externo, onde atua há quatro décadas, a empresa marca presença com seus produtos em mais de 70 países. Para acessar os diversos continentes, a Randon conta com uma rede internacional em 45 pontos, além de escritórios internacionais de negócios e unidades de montagem de CKD, para onde os produtos são projetados e desenvolvidos de acordo com as exigências locais de transporte.

O foco na inovação é sustentado pelo constante investimento em tecnologia e geração de novos conhecimentos. Exemplo disso é o processo de pintura DuraTech, realizado com a imersão total dos chassis em tanques de tinta (pintura e-coat + top-coat), proporcionando uma pintura similar à de automóveis e cabinas de caminhão, o que torna a Randon a única fabricante de semirreboques da América Latina a oferecer este diferencial. Essa postura inovadora tem contribuído para a conquista de importantes reconhecimentos, como as certificações ISO 9001:2008, ISO 14001 e OHSAS 18001.

Com presença constante no ranking da revista Exame/Você S/A entre as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil (sete vezes), também é destaque na categoria Cidadania Empresarial pela política de responsabilidade social.

As seis décadas de atuação das Empresas Randon foram comemoradas em 2009, marcando a trajetória do conglomerado que nasceu em Caxias do Sul graças ao empreendedorismo dos irmãos Raul e Hercílio Randon. A história da expansão do transporte de cargas no País está diretamente ligada à da evolução da Randon no atendimento às demandas desse segmento, criando soluções para toda a cadeia com produtos e inovações tecnológicas que tornam a Randon um player mundialmente reconhecido.

Randon São Paulo

A Randon Implementos para o Transporte Ltda., localizada em Guarulhos, SP, está em operação desde 1965. Em 2009, consolidou o seu processo de modernização e desenvolvimento tecnológico expandindo a sua capacidade produtiva em mais de 50%. Modernizou a linha de fabricação de produtos para o transporte de bebidas, agregou novos processos produtivos duplicando a capacidade das linhas de montagem dos produtos canavieiros e furgões e incrementou uma nova linha para a fabricação de siders, além de ingressar no mercado de carrocerias basculantes para aplicação na mineração e construção.

A empresa está estrategicamente posicionada, atuando na montagem e acabamento de linhas próprias de produtos. Conta, ainda, com o Modcenter (centro de customização de veículos) junto à unidade da Ford, em São Bernardo do Campo, SP.

Randon Argentina

A Randon está presente no mercado argentino desde a década de 70. Em 1994, foi fundada a Randon Argentina e, em 1998, concluída a construção da unidade industrial em Alvear, Rosário, Província de Santa Fé. O objetivo foi estar mais perto dos clientes do país e atender a esse mercado crescente para os mais variados tipos de cargas, em especial a de grãos.

Em 2005, a Randon Argentina intensificou a fabricação do acoplado carga geral. No ano seguinte, iniciou a montagem de semirreboques carga geral a partir de kits CKD enviados do Brasil pela Randon, mas logo nacionalizou o processo aliando a sua estratégia comercial e consolidando a presença da marca Randon naquele país.

Hoje, os produtos Randon são referências no setor do transporte na Argentina e estão disponíveis nos modelos tanque, silo, carga seca, frigorífico, basculante, canavieiro, florestal, sider e furgão. Para atender às necessidades específicas dos clientes, também desenvolve produtos especiais.

Randon Brantech

A Randon Brantech Implementos para o Transporte Ltda é fruto da aquisição da Folle, fabricante de semirreboques, pela Randon S.A Implementos e Participações, em outubro de 2011.

Sediada em Chapecó-SC, a Randon Brantech produz semirreboques frigoríficos para atender à demanda da região, grande produtora e processadora de carne de aves e suínos e seus derivados.

Parte da produção de semirreboques frigoríficos, antes realizada em Caxias do Sul, foi transferida para a nova empresa, agilizando o processo de atendimento ao mercado, com ganhos em logística, economia e rapidez. Gradativamente, a nova unidade absorverá todo o processo transformando-se em uma fábrica especializada e capaz de atender todo o mercado brasileiro.

A empresa nasce alinhada com a estratégia de destinar investimentos para o fortalecimento de segmentos específicos, em polos regionais, no caso garantindo maior presença do grupo no mercado catarinense e nacional.