Empresas

Randon Divisão Implementos

A Randon Implementos é a maior fabricante de reboques e semirreboques da América Latina e está posicionada entre as maiores do mundo. A produção em cinco diferentes plantas, três no Brasil e duas no exterior, parte de uma estratégia de proximidade com o mercado consumidor, ciclo retomado a partir da experiência positiva com a planta da Argentina e consolidação da planta de Chapecó. A implantação da planta de Araraquara, localizada em São Paulo, está alinhada a este propósito e visou a ampliar os horizontes tecnológicos, com a implementação de um arrojado projeto que privilegiou as mais modernas técnicas produtivas e de logística. Por sua vez, a planta do Peru inaugurou um novo modelo de negócio da Randon Implementos, por ser a primeira joint venture da Divisão Implementos, passo dado em conjunto com a sua parceira de negócios de mais de três décadas, a chilena Epysa Equipos.

Implementos              

Randon Implementos
Fundada em 1949
Sede em Caxias do Sul, RS, Brasil


Unidades industriais:
Caxias do Sul, RS, Brasil
Chapecó, SC, Brasil
Araraquara, SP, Brasil
Rosário, Província de Santa Fé, Argentina
Lima, Peru

PRODUTOS

A história de expansão do transporte de carga do Brasil está diretamente ligada à evolução da Randon Implementos no atendimento das demandas do segmento. A sua trajetória é pontuada pela criação de soluções para toda a cadeia de produtos, com constantes saltos tecnológicos, de forma a oferecer um amplo portfólio.

Produz para o mercado rodoviário semirreboques, reboques e carrocerias nas modalidades graneleiro, carga seca, tanque, basculante, silo, frigorífico, canavieiro, florestal, sider, furgão, entre outros. A empresa registrou a marca histórica de produção acumulada de mais de 400 mil unidades envolvendo estas famílias, alcançando também um volume de quase metade da frota nacional circulante de veículos rebocados de carga.

Desde 2004 está presente no segmento ferroviário de transporte de carga. A empresa oferece vagões do tipo hopper, gôndola, tanque, carga geral, sider e plataforma, entre outros, superando mais de 10 mil vagões produzidos desde então.

CLIENTES

Uma sólida rede de distribuição e atendimento, estrategicamente distribuída no território de atuação, garante o atendimento ao cliente, que conta ainda com assistência técnica e disponibilidade de peças. Além da liderança na América Latina, a marca Randon Implementos está presente em mais de 70 países, por meio de produtos desenvolvidos e fabricados de acordo com as exigências locais. Os investimentos em segurança, qualidade e atendimento ao cliente elevaram a Randon à posição de principal empresa brasileira exportadora de implementos rodoviários, sendo responsável por cerca de 70% das unidades exportadas a partir do Brasil.

No Brasil, o atendimento é realizado pela Rede de Distribuidores, que atua de forma estratégica em várias regiões do País, totalizando mais de 80 pontos de vendas. A rede internacional, que suporta os seus negócios, conta com pontos de distribuição, escritórios comerciais e unidades de montagem de CKD. São quase 90 pontos, constituindo-se numa rede muito bem consolidada, fruto da experiência de mais de 40 anos de atuação no mercado internacional.

O relacionamento com clientes é um ponto forte da empresa, que vai além das relações desenvolvidas por meio da Rede Nacional e Internacional de Distribuidores. Seguindo a tradição de seus fundadores, a Randon recebe visitas individuais e comitivas de clientes na empresa para a visitação dos parques fabris, discussão técnica com engenheiros e especialistas, e intercâmbio de ideias sobre negócios e produtos. O resultado desse envolvimento é a entrega de produtos adequados às mais variadas aplicações de transporte de cargas.

INOVAÇÃO

O ciclo de renovação das linhas vivido pela Randon no período de 2015 a 2018 foi considerado um marco de inovações na empresa, uma vez que as remodelações envolveram todas as famílias de produtos. Os investimentos em tecnologia e novos conhecimentos são tradição na Randon, porém nestes quatro anos as áreas de marketing, engenharias de processo e produto atuaram de forma incisiva, sob a orientação estratégica de desenvolver soluções para obter itens mais competitivos. O resultado foi a construção de um portfólio de produtos com ganhos em segurança, eficiência e durabilidade, além de mais leveza e maior capacidade de carga.

Outros exemplos da marca de inovação da empresa, com expansão tecnológica, são os processos automatizados e robotizados de conformação, solda, pintura e montagem de produtos; o Centro Tecnológico Randon (CTR), onde os produtos são testados em laboratório e diferentes pistas que simulam as estradas nas mais adversas condições; e o processo de Pintura DuraTech.

A Pintura DuraTech é um processo realizado com a imersão total dos chassis em tanques de tinta (e-coat+top-coat), proporcionando um resultado similar à pintura em automóveis e cabines de caminhões. A tinta é à base d'água e não envolve chumbo, portanto não agride as pessoas e nem o meio ambiente. Na América Latina, a Randon é a única fabricante de semirreboques a oferecer esse diferencial.