Empresas

Fras-le

A Fras-le é uma fabricante de autopeças que se destaca entre as maiores fornecedoras de materiais de fricção do mundo e atua com foco na segurança e no controle de movimentos nas estradas, trilhos e pistas de pouso. Os seus produtos são comercializados para mais de 120 países, presença sustentada por uma equipe bem estruturada para atender seus clientes.

Além das nove unidades fabris estrategicamente posicionadas, conta com centros de distribuição na Alemanha, Argentina, Colômbia e Holanda, e operações comerciais na África do Sul, Chile, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e México.

Produtos Fras-le

Fras-le
Fundada em 1954
Matriz em Caxias do Sul, RS, Brasil


Unidades industriais:
Caxias do Sul, RS, Brasil
São Leopoldo, RS, Brasil
Joinville, SC, Brasil
Sorocaba, SP, Brasil
Manesar, no Estado de Haryana, Índia
Montevideo, Uruguai
Pinghu, China
Prattville, Alabama, nos Estados Unidos
San Martin, Província de Buenos Aires, Argentina

INTERNACIONALIZAÇÃO

As exportações iniciaram em 1969 e, atualmente, representam parte significativa das vendas da Fras-le. Recentemente, a companhia experimentou um dos períodos de maior expansão internacional da sua história de mais de seis décadas, com a aquisições de empresas e acordos de joint ventures.

Desde 2009, a Fras-le possui uma unidade fabril na China e, em 2017, ampliou a estrutura da unidade que atualmente tem capacidade para produzir 15 milhões de peças/ano. A fábrica de 15 mil m² foi planejada para operar como uma plataforma para os países da região.

A presença na Ásia ampliou com a joint venture com a empresa indiana ASK Automotive (P) Ltd. A nova empresa opera com o nome de ASK Fras-le Friction Private Limited, oferecendo materiais de fricção para veículos comerciais, que serão comercializados na Índia, Bangladesh, Nepal e Sri Lanka, além de serem exportados para outros países, por meio da Fras-le.

Outra joint venture foi firmada com a empresa Federal-Mogul Motoparts (adquirida em 2018 pela americana Tenneco), com o objetivo de ampliar a participação nos mercados de equipamento original e de reposição de veículos leves, tanto no Brasil como na América do Sul. A nova empresa opera com o nome de Jurid do Brasil Sistemas Automotivos Ltda., com sede em Sorocaba, SP.

A Companhia também adquiriu três empresas de autopeças, duas das quais localizadas na Argentina, a Armetal Autopartes S.A. e a Farloc Argentina S.A.C. y F. e uma do Uruguai, a Fanacif S.A. Além de ampliar o portfólio de produtos da Fras-le, as aquisições reforçam a atuação mundial da empresa, com a consolidação de sua presença, notadamente na Argentina, que passa a ser a segunda maior operação fora do Brasil. Já em se tratando do Uruguai, ao agregar mais uma empresa do segmento, a Fras-le aumentou a sua capacidade produtiva.

A Armetal distribui e comercializa diversas marcas de reconhecimento internacional, como fluídos e autopeças para freios, motores, suspensões e transmissões no segmento de veículos leves e pesados, entre outros; a Farloc produz líquido de freio, líquido de arrefecimento, anticongelantes e anticorrosivos; a Fanacif está localizada no Uruguai e produz, comercializa e exporta produtos de fricção, como lonas, pastilhas de freio para automóveis e lonas moldadas.

AMPLIAÇÃO DE PORTFÓLIO

A Fras-le comercializa mais de 14.000 itens nas marcas Fras-le e Lonaflex, para uso em diversas aplicações que exigem produtos de alta performance. O portfólio é composto por lonas e pastilhas de freio para veículos pesados, pastilhas, lonas e sapatas para veículos leves, revestimentos de embreagem, pastilhas e sapatas para motos, pastilhas para aeronaves, pastilhas e sapatas para trens e metrôs, lonas moldadas e trançadas, e placas universais

A empresa ampliou o seu portfólio com a aquisição da marca Controil em 2012. Especializada em componentes para freios hidráulicos e polímeros, ela opera com tecnologia avançada no desenvolvimento, produção e comercialização. São mais de 1.000 itens destinados aos mercados nacional e internacional, como cilindros mestre, de roda e de embreagem; servo freio; atuadores concêntricos; líquidos de freio e de arrefecimento; kits de reparo e reservatórios.

Em 2018, mais 2.500 referências com a marca Fremax foram incorporadas ao mix de produtos da Fras-le com a aquisição da empresa Jofund S.A. A fábrica localizada em Joinville, SC, que produz discos e tambores de freios e cubos de roda.

TECNOLOGIA

As soluções inovadoras geradas por profissionais altamente qualificados fizeram da Fras-le uma empresa competitiva e reconhecida mundialmente. A empresa investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento, visando a excelência de performance dos produtos e segurança.

As engenharias de produtos e processos contam com um dos mais avançados Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da América Latina, integrado por três laboratórios: laboratório químico, que desenvolve e caracteriza matérias-primas; laboratório físico, que avalia e aprova tecnicamente os produtos; e laboratório piloto, que fabrica protótipos e desenvolve processos.

O refinamento da aprovação dos produtos ocorre em pistas, em condições reais de uso, no Centro Tecnológico Randon (CTR), localizado a 4 km da fábrica de Caxias do Sul. Trata-se de uma sofisticada estrutura para testes automotivos. Além disso, a Fras-le também realiza testes em frotas espalhadas pelo mundo. Desta forma, os itens do seu portfólio passam por testes de precisão, em diferentes condições, alinhados aos requisitos das montadoras e normas específicas para os produtos, contando ainda com as exigências de suas certificações ISO 9001, ISO 14001, IATF 16949 e OHSAS 18001.

E, ainda, a experiência como fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Stock Car e a Mercedes-Benz Challenge contribui para a Fras-le disseminar as inovações desenvolvidas nas pistas para as estradas e avenidas.

LIDERANÇA

As autopeças da Fras-le são produzidas com a qualidade exigida pelas principais montadoras de veículos do mundo, relação construída ao longo de décadas de atuação e caracterizada por parceria no desenvolvimento de novos produtos, numa ação conjunta entre a engenharia da Fras-le e a dos seus clientes. No Brasil, a Fras-le fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, atendendo aos requisitos legais e específicos das aplicações e mercados em que são destinados.

A empresa também é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original. Uma estruturada equipe de vendas e pós-vendas abrange todo o Brasil, monitora a comercialização dos produtos por meio de uma rede de distribuidores responsável pelo atendimento aos diversos pontos de venda de autopeças.

A história da Fras-le é marcada por muito trabalho e otimismo. A empresa segue comprometida com a segurança das pessoas, investindo cada vez mais na excelência dos seus produtos e serviços, garantindo a integridade da vida.