Churrasco, polenta frita, feijoada. Os pratos que costumam fazer parte do cardápio de quem almoça ou janta na beira da estrada nem sempre são opções saudáveis para quem segue a rotina de viagens longas. Nutricionistas alertam para os riscos que a má qualidade da alimentação traz para os caminhoneiros, que podem sofrer com doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol alto e mau funcionamento do intestino.

"O ideal seria fazer refeições a cada três horas. A dieta não se baseia (apenas) nas refeições principais", explica a nutricionista Pérola Ribaldo, especialista em gestão de qualidade e mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Campinas (Unicamp). Além disso, não adianta comer poucas vezes ao dia, nem a cada refeição servir grandes quantidades ou mais de uma vez.

A advertência é reforçada pelo chefe do departamento médico do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários de Cargas (Sindicargas) de São Paulo, o médico Kleber Torres. "Eles só procuram (atendimento médico) quando já estão com uma doença. Não buscam a prevenção, a orientação, para fazer uma tabela nutricional", analisa.

Alguns caminhoneiros até fazem a própria comida, mas a maioria busca restaurantes de estrada, principalmente em postos de gasolina, o que dificulta na hora de manter uma dieta balanceada. Nesses lugares, geralmente predominam os alimentos fritos, de difícil digestão. Se o caminhoneiro pega a estrada logo depois de comer, o perigo está na sonolência que isso provoca. "Ocorre o que chamamos de sequestro sanguíneo. O estômago dilata e puxa o sangue do cérebro e das extremidades para auxiliar na digestão. Por isso a sonolência", esclarece Torres.

Mas, mesmo realizando as refeições fora de casa, é possível manter uma boa alimentação" Sim. Para Torres, as refeições devem atender às necessidades de proteína e carboidratos. Arroz e feijão é a combinação básica que lidera as indicações de médicos e nutricionistas para uma dieta saudável. "É importante também trocar carnes gordas por magras, dando preferência a carnes brancas", aponta a nutricionista Eliane Cristóvão. Legumes e verduras podem ser ingeridos em grandes quantidades. Para os intervalos, beber sempre muita água para se hidratar, e ter sempre a mão frutas, barras de cereal e biscoitos integrais.

Embutidos como salsichão, salame, mortadela e linguiça estão na lista do que evitar. É importante ainda cuidar para não exagerar no sal. E nada de tomar muito café. Eliane recomenda, no máximo, quatro xícaras por dia. Outro cuidado é com alimentos de fácil degradação. Pratos que tenham leite e ovo como ingredientes não devem ser ingeridos, pois a eventual má conservação pode favorecer o crescimento e proliferação de micro-organismos que podem provocar doenças.
Falta de conhecimento ou de tratamento adequado do diabetes pode colocar em risco a saúde dos carreteiros além de comprometer a segurança na estrada no caso de uma crise de hipo ou hiperglicemia.
 
 
Manter hábitos saudáveis com horários flexíveis de alimentação está longe de fazer parte do dia a dia dos motoristas de caminhão. Tal rotina, os posicionam como fortes candidatos a desenvolverem doenças que, na maioria das vezes, agem de maneira silenciosa e que podem levar o indivíduo a a morte se não tratada de maneira correta.
 
O diabetes, provocada pela deficiência de produção ou de ação da insulina, é um bom exemplo. Dados do Programa Estrada para a Saúde, realizado pela Nova Dutra, no eixo Via Dutra, mostram que dos 3.216 carreteiros atendidos no ano passado 13% apresentaram glicemia alterada.
 
As principais consequências para aqueles que desconhecem ser portadores da doença ou mesmo os que sabem mas não realizam o tratamento correto é a possibilidade de uma crise de hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) ou hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue). No caso dos carreteiros, que passam boa parte do tempo dirigindo, ter uma dessas crises pode comprometer a segurança na estrada. A justificativa é simples, entre os sintomas estão tremedeira, desequilibro, perda de coordenação, tontura, sonolência e visão embaçada, situações que podem levar o indivíduo a perder o controle da direção e provocar um acidente.
 
Pessoas com mais de 45 anos, acima do peso ideal, histórico familiar, sedentárias, hipertensão arterial, colesterol ou triglicérides alterados, devem realizar o teste para saber se têm pré-diabetes, primeiro passo para o desenvolvimento da doença. Durante o ano, algumas concessionárias, como a NovaDutra, realizam campanhas de saúde que contemplam o exame de glicemia.
 

Fonte: Portal O Carreteiro

04 SEP
Postado por: Gisele Ribeiro

Ansioso? Estressado? Nervoso?

Vamos tirar o pé do acelerador e relaxar!
 
O trânsito está ruim, o possante quebrou, o trabalho está puxado, problemas em casa ... Quem nunca passou por situações como essas? Afinal, isso é estresse, ansiedade ou apenas nervosismo? De acordo com o médico homeopata Yechiel Moises Chencinski, todos nós estamos propensos a passar por momentos como esses e é preciso atenção para diferenciar cada condição.
 
"Embora parecidos, esses estados psicológicos são denominados de acordo com o grau de intensidade. Quando um indivíduo passa por uma fase aguda de ansiedade e esgotamento, por exemplo, ele vivencia o estresse", explica.
 
A ansiedade é uma reação normal do organismo, responsável por adaptar o corpo a uma situação nova. Quando muito elevada, no entanto, essa ansiedade pode ser prejudicial e, uma das consequências, pode ser o estado nervoso agudo.
 
"Cada um responde de uma forma a cada tipo de estímulo e, às vezes, a mesma pessoa reage de maneiras diferentes a circunstâncias semelhantes. Por isso, é difícil rotular os sintomas?, aponta o médico. "Nervosismo, angústia, tristeza, depressão, ansiedade, estresse. Cada uma dessas manifestações tem características específicas".
 
Pessoas ansiosas sofrem muito por reviver fatos que já são passados, carregados de tensão e sofrimento. Querem também enxergar o futuro e imaginar situações nas quais depositam esperanças e que, dificilmente, se concretizarão. Essa atitude é conhecida como antecipação. Por isso, tente relaxar e, como diz o Zeca Pagodinho, "deixa a vida te levar"...
 
Para o especialista, apesar das reações diferentes, o caminho para resolver os conflitos deve ser: procurar um profissional de saúde."Médicos e psicólogos são capacitados para diagnosticar o problema e indicar a melhor forma de contornar essas situações e retomar o estado de harmonia e equilíbrio", recomenda.
 
Segundo o Dr. Chencinski, as pessoas estão predispostas a passar por situações desagradáveis, vez ou outra, e apenas é possível minimizar as reações em busca de uma estabilidade psicológica. "O mundo não é perfeito e, assim, seria impossível estarmos sempre em total equilíbrio emocional", acredita.
 
 
 Dez passos para diminuir a ansiedade: 
  
 1 - Se alimentar corretamente;
 2 - Manter o corpo hidratado;
 3 - Praticar atividades físicas regularmente;
 4 - Manter o equilíbrio espiritual e relaxar (respiração, caminhadas ao ar livre, meditação, entre outros;
 5 - Trabalhar naquilo que gosta e em ambiente físico e emocionalmente saudável;
 6 - Ter tempo para o lazer (cinema, leitura, passeios, viagens);
 7 - Preservar o vínculo familiar e as amizades;
 8 - Ir a consultas médicas preventivas regulares;
 9 - Dedicar um tempo a não fazer nada (de vez em quando, é muito legal guardar um tempinho para não fazer nada);
 10 - Estar de bem com a vida.
 
 
 

 

 
As pessoas, de maneira geral, costumam relacionar problemas relativos à saúde ocular com doenças como catarata, glaucoma e conjuntivite, mas ignoram o fato de que o estilo de vida ou doenças em outros órgãos podem influir diretamente na qualidade da visão.
 
O alerta foi feito pela médica e especialista em glaucoma do Centro de Oftalmologia do Hospital São Vicente de Paulo do Rio de Janeiro, Luisa Aguiar.
 
Luisa, que é também membro da Sociedade Brasileira de Glaucoma e da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, diz que, principalmente nesta época do ano - quando pessoas tendem a ficar mais próximas e em locais fechados devido à predominância de baixas temperaturas - uma preocupação maior com a higiene é fundamental para se evitar prejuízos à qualidade da visão.
 
"Lavar as mãos com frequência ainda maior, evitar aglomerações e estar sempre alerta muitas vezes pode ser o diferencial entre uma boa ou má qualidade visual", disse. "Os hábitos de vida estão diretamente relacionados à saúde ocular. Fumantes, sedentários e pessoas que ingerem pouca água e nutrientes ficam mais vulneráveis aos problemas visuais por terem reduzida a capacidade de defesa do organismo".
Segundo a especialista, diabetes e hipertensão arterial, por exemplo, também podem comprometer a visão de forma irreversível. A médica alerta que infecções como a dengue, por exemplo, podem desencadear hemorragias no globo ocular e causar, em consequência, distúrbios "graves" na retina.
 
"Eu sempre recomendo aos meus pacientes que, a partir dos 40 anos, consultem anualmente um oftalmologista, pois é sempre mais eficaz prevenir do que tratar. Engana-se quem pensa que apenas as doenças crônicas afetam a visão", diz.
 
Membro da Sociedade Brasileira de Cataratas e Implantes Intraoculares e também do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o médico e especialista Glauber Marques diz que a baixa umidade do ar nessa época do ano, combinada com a maior proximidades das pessoas em locais fechados, podem ressecar os olhos.
 
Em sua avaliação essa combinação de fatores é explosiva quando o assunto são infecções oculares. "A incidência de conjuntivites como a tracoma [infecção bacteriana altamente contagiosa] e herpes ocular [infecção viral] tende a aumentar nos dias mais frios".
 
Na avaliação do especialista, a melhor forma de combater essas doenças contagiosas é evitar aglomerações, ventilar os ambientes e lavar as mãos com frequência. "Boa alimentação, atividades físicas regulares e ingestão de água com frequência ainda maior ajudam a proteger os olhos", diz.

 

10 APR
Postado por: Wagner Dias

Quem nunca sentiu dor de cabeça?

Como até uma simples gripe pode provocar dor de cabeça, muitas vezes um analgésico comum é a única medida necessária para resolver o problema. Em alguns casos, no entanto, a dor de cabeça pode ser o primeiro sinal de uma doença grave, como um tumor cerebral ou um aneurisma. De acordo com o neurologista do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS) Fernando Kowacs e membro titular da Sociedade Internacional de Cefaleia, embora esses casos sejam bem menos frequentes, devem ser investigados com a ajuda de um médico e, se necessário, de exames complementares.
 
"As pessoas devem se preocupar quando a dor iniciar de forma repentina, ou seja, quando atingir a intensidade máxima em menos de um minuto", explica. Além disso, de acordo com ele, há outros sintomas que devem ser avaliados: quando a dor vier acompanhada de febre alta, convulsões ou endurecimento da nuca ou quando começar a ocorrer depois dos 50 anos. "Por outro lado, muitas pessoas têm um tipo de dor de cabeça que acontece de tempos em tempos e que, apesar de benigna, pode atrapalhar bastante a rotina", alerta. São as chamadas dores de cabeça primárias, das quais as mais conhecidas são a enxaqueca e a cefaleia do tipo tensional. Estas pessoas têm uma tendência, frequentemente herdada dos pais, a sofrer crises de dor de cabeça desencadeadas por alterações do ritmo de sono e da alimentação, estresse, mudanças do clima, álcool e, no caso das mulheres, pelo período menstrual. "Isto acontece principalmente na enxaqueca, doença caracterizada por crises de dor de cabeça que podem durar até três dias e que dificultam muito as atividades do dia a dia", diz.
 
 
   Dicas: 
 
  • Se tem tendência a dores de cabeça, procure manter uma rotina regular de sono e de alimentação. Tente evitar picos de estresse e, se possível, identifique hábitos e alimentos que podem desencadear a dor de cabeça;

  • Evite permanecer por muito tempo em posições desconfortáveis, com o pescoço flexionado ou com a região entre a nuca e a cabeça mal acomodada;
  
  • Use analgésicos, por conta própria, apenas para dores leves. E, se não houver melhora, procure atendimento médico;

  • Se a dor de cabeça acontece mais que uma vez por semana, pode ser necessário iniciar um tratamento regular com medicamentos preventivos;
 
  • Lembre-se de que qualquer tipo de analgésico, quando utilizado com muita frequência, pode provocar a "dor de cabeça de rebote", ou seja, quanto mais comprimidos a pessoa ingere, mais dor de cabeça sente quando o seu efeito termina.
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

Por conta da vida agitada e de várias horas na estrada, a alimentação dos caminhoneiros acaba não sendo muito regrada, mas será que é possível conciliar o trabalho e uma dieta saudável? A resposta é "sim" para a nutricionista, doutora em saúde pública e coordenadora de estágios do Curso de Nutrição da Universidade de São Paulo (USP), Mônica Inêz Jorge. E a receita não tem mistério porque a dieta é a tradicional, sem exageros e com pequenos cuidados nas três refeições principais.
 
Para o café da manhã, a nutricionista indica o básico: café, leite, pão, queijo ou outro tipo de frios, como presunto. Para o almoço e jantar, o cardápio deve ser o tradicional: arroz, feijão, algum tipo de carne, legume ou verdura cozida e saladas. E para acompanhar, uma fruta ou suco natural. "Insistimos que as pessoas devem comer frutas e verduras porque estes alimentos são protetores para muitos males, prevenindo doenças como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer", acrescenta.
 
Apesar de a dieta tradicional ser a mais recomendada, existem algumas privações, como os alimentos gordurosos, como churrasco, rabada, feijoada e frituras em geral. Se for ingerido este tipo de comida, é preciso esperar cerca de duas horas para prosseguir viagem, pois o organismo demora muito mais para digerir esse tipo de alimento.
 
Ainda segundo a nutricionista da USP, uma dica para facilitar a digestão é intercalar lanches rápidos às três principais refeições do dia, o que também contribui para que o motorista coma menos no almoço e jantar. Dentre as opções de lanche, Monica Inês sugere uma xícara de leite, café ou chá com biscoitos de polvilho, pão de queijo ou algum salgado assado. De qualquer forma, iogurte e as frutas continuam na lista dos mais aconselháveis.

Para os motoristas que dirigem à noite, a orientação são os alimentos com carboidratos, como arroz, massas, biscoitos e pães, já que eles fornecem mais calorias, o que mantém a disposição e diminui o cansaço.
 
A nutricionista também aconselha a observar a higiene do local. "As instalações devem estar limpas e os funcionários da cozinha de uniforme", lembra, dizendo que não basta ser gostoso, o alimento precisa ser seguro do ponto de vista da higiene do preparo.
 
    DICAS:
  
  • Fazer refeições intermediárias para diminuir a quantidade de alimentos no almoço e jantar;
  •  Ao dirigir à noite, dar preferência a alimentos com carboidratos;
  •  Evitar alimentos gordurosos;
  •  Comer frutas com frequência;
  •  Observar a higiene dos bares e restaurantes.
 
01 MAR
Postado por: Wagner Dias

Previna Lesões nas Costas

Quem nunca sentiu dor nas costas? Este tipo de dor pode ser sinal de alerta para outros problemas na região das costas e as causas podem ter origem na má postura e no sedentarismo. Quanto mais cedo for a avaliação médica, maiores e mais rápidas são as chances para o sucesso do tratamento. Neste post, daremos dicas para potencializar a saúde da coluna vertebral para prevenir dores e melhorar a qualidade de vida dos caminhoneiros, uma das profissões que exige preparo desta musculatura devido às prolongadas horas de trabalho no volante.
 
De acordo com o médico da Clínica de Dor do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), João Rizzo, a dor pode incidir nos músculos, nas vértebras, na articulação entre as vértebras (a chamada artrose), nos discos intervertebrais (pequenos discos situados entre as vértebras e que funcionam como amortecedores na coluna) ou nos nervos (como acontecem nas chamadas hérnias de disco, com dor também irradiada para a perna, que é chamada de ciática). "Pequenas atitudes diárias podem prevenir que estas dores ocorram com intensidade ou mesmo que se tornem crônicas. Outro ponto importante é evitar a automedicação", ressalta.
 
 Dicas
  • Cuide da postura
  • Mude de posição com frequência
  • Use calçados confortáveis
  • Mantenha o peso próximo do ideal
  • Livre-se do sedentarismo
  • Respeite seu sono
  • Evite a automedicação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

01 DEC
Postado por: Wagner Dias

Sem sono na estrada

 
"Há pesquisas que apontam que 20% dos acidentes nas estradas devem-se ao sono", afirma o neurologista Geraldo Rizzo, neurofisiologista e especialista em medicina do sono do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), e membro da Academia Brasileira de Neurologia, Associação Brasileira de Medicina do Sono e Academia Americana de Medicina do Sono. Há 10 anos ele realiza pesquisas sobre sonolência como causa de acidentes nas estradas.

A falta de sono provoca um estado semelhante à embriaguez que retarda respostas, diminui os reflexos, a coordenação, a atenção, a memória e altera o humor e a libido. "Quando se adormece o tônus muscular reduz e, se a pessoa estiver sentada, há uma tendência da queda da cabeça", explica. Além disso a falta de sono provoca envelhecimento precoce e obesidade.

Outro item que merece discussão é o chamado "rebite", que consiste em estimulantes para manter o motorista acordado. A dilatação da pupila favorece os acidentes noturnos e durante o dia a falta de sono também provoca acidentes. De acordo com Rizzo, não existe alarmes anti-sono eficazes. No comércio on line já circulam alarmes por até R$10 que devem ser evitados. "A indústria automobilística estrangeira busca instrumentos que possam detectar sonolência no motorista, mas até o momento nada foi provado", esclarece.
  
 
 Durma melhor
 
  • À noite faça refeições leves e com pouca ingestão de líquidos, além de evitar álcool, nicotina, cafeinados e achocolatados;
     
  • Medicamentos para dormir podem ser consumidos apenas com receita médica e por curto prazo;
     
  • O ambiente de dormir deve ser escuro, silencioso e bem climatizado;
     
  • A cama deve ser usada apenas para dormir e deve-se ir para cama somente quando estiver com sono;
     
  • Evite TV, telefones e computador no ambiente de dormir;
     
  • Tente também evitar preocupações e exercícios físicos antes de dormir;
     
  • Mantenha horários regulares para deitar e acordar.
 
 

 

25 NOV
Postado por: Wagner Dias

Sinal verde para Prevenção

Caminhoneiro, você tem se alimentado de forma saudável? Como está a medida de sua circunferência abdominal? Já foi ao médico este ano?
 
Veja as recomendações do chefe da cardiologia do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), Jorge Pinto Ribeiro, que enfatiza a importância de caminhadas intercaladas e os cuidados com a postura no carregamento de cargas. "A partir dos 40 anos é a hora de ir ao médico uma vez ao ano e redobrar os cuidados ao saborear carnes, evitando a gordura e o sal em excesso, que só fazem mal à saúde", alerta.
 
- Repare na postura, procure manter a coluna ereta e tome cuidado ao participar do carregamento de cargas
 
- Com uma fita métrica, meça periodicamente a circunferência abdominal. O ideal é que seja menor que 92cm
 
- Calcule seu Índice de Massa Corporal (IMC). Digite seu peso e divida pela sua altura ao quadrado. O ideal é ser menor que 25. Ex: 75kg/1.752² = 24.5
 
- Leve nas viagens frutas da estação, assim evita-se comer muito nas refeições
 
- Tente caminhar durante o dia cerca de 30 minutos. Não precisa ser de uma vez, intercale entre uma parada e outra.

 


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